Cinco infecções comuns no inverno
O senso comum de que o frio pode gripar foi desmentido pela ciência. A estatística, porém, mostra maior incidência de determinadas viroses no período do inverno, e acaba reforçando essa teoria, repassada por nossos avós e pelos avós dos nossos avós.
E afinal, qual a relação? Existe algum fundamento nessa crença popular?
O que provoca as viroses são os vírus. Ponto. Acontece que o clima frio cria situações propicias para propagação. A maior concentração de pessoas em ambientes fechados é um deles.
O Dr Mais reuniu cinco infecções virais que são comuns no período do inverno:
- Influenza: Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção viral respiratória aguda. Altamente contagiosa com sintomas que incluem febre, dor de garganta, tosse, congestão nasal, dores musculares e fadiga.
- Resfriado: Causado por diferentes tipos de vírus, como o rinovírus, o resfriado incluem sintomas semelhantes ao da influenza de forma mais leve e por menos tempo.
- Bronquiolite: Infecção aguda que afeta os bronquíolos, que são as menores vias aéreas nos pulmões. A broquiolite é mais comum em crianças e os sintomas incluem tosse, chiado no peito, respiração rápida e ofegante.
- Gastroenterite: Inflamação no trato gastrointestinal causada pelo norovírus. Causa vômitos, náuseas, diarreia, dor abdominal e mal-estar geral.
- Sinusite: Inflamação dos seios da face, que causam dor facial, congestão nasal, secreção nasal, dor de cabeça, dor nos dentes, tosse, dentre outros sintomas.
É importante lembrar que essas são apenas algumas das viroses mais comuns. A prevenção da maioria passa pela cobertura vacinal, reforço das práticas de higiene e distanciamento de pessoas contaminadas.
Diante da persistência de sintomas ou gravidade aparente mesmo que na fase inicial, é necessário buscar atendimento médico. Existem ainda outras medidas preventivas, que podem ser avaliadas em consulta com médico infectologista.