Seu filho tem tiques?
Você sabe o que são tiques? Seu filho (a) apresenta algum tique nervoso ou de ansiedade?
Calma! A grande maioria dos casos é simples, e passa em menos de um ano.
Os tiques são movimentos involuntários, repetitivos, que não podem ser controlados. Afetam uma a cada cinco crianças, com maior frequência entre os meninos.
É importante reforçar: eles não podem ser corrigidos espontaneamente. Ou seja, não adianta brigar para que a criança deixe de fazer. É como piscar os olhos, com muito esforço é possível deixar de piscar por alguns segundos, mas o movimento é retornado em pouco tempo por se tratar de algo, como foi mencionado, involuntário.
São classificados em dois tipos:
Tiques motores: envolvem movimentos repetitivos, como piscar os olhos de forma excessiva, fazer caretas, encolher os ombros, movimentos faciais ou gestos com as mãos.
Tiques vocais: sons ou vocalizações repetitivas, como pigarros, grunhidos, palavras ou frases.
Também podem ser simples ou complexos. Os simples são movimentos ou sons breves e únicos, enquanto os complexos envolvem uma sequência de movimentos ou sons mais elaborados.
A síndrome de Tourette é um exemplo conhecido de condição associada a tiques. No entanto, nem todos os tiques são indicativos dessa síndrome.
Outras condições que podem apresentar tiques incluem transtorno de tique transitório, transtorno de tique crônico, transtorno de tique motor ou vocal persistente e transtorno de tique induzido por substâncias.
Os tiques devem preocupar quando perduram por mais de um ano ou quando incomodam de maneira significativa a pessoa afetada. Para esses casos são indicados tratamentos específicos.
Se você quer tirar mais dúvidas sobre tiques, conhecer formas de tratamentos ou avaliar a complexidade do caso, agente uma teleconsulta com médico neurologista do Dr Mais.
O atendimento é online e o agendamento é rápido.
Leia também: