Demência em idade avançada pode ser revertida?
Antes de mais nada é preciso entender que a demência não é uma doença específica, mas um grupo de sintomas caracterizados pelo prejuízo de pelo menos duas funções do cérebro, degradando progressivamente as habilidades cognitivas, como memória, raciocínio, linguagem e capacidade de realizar atividades diárias.
Nem toda demência é Alzheimer. O Alzheimer, no entanto, é uma doença neurodegenerativa que causa demência. Mesmo sendo considerada irreversível, algumas opções de tratamento auxiliam no gerenciamento dos sintomas e melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Medicamentos, terapias cognitivas e um estilo de vida saudável incluem as abordagens atuais para pacientes com Alzheimer.
Existem ainda as demências reversíveis, mesmo em idades avançadas, causadas por transtornos nutricionais, metabólicos ou infecciosos. A deficiência da vitamina B12 e o hipotireoidismo, por exemplo, podem levar ao problema. Casos que exigem avaliação de um médico neurologista para tratamento eficaz.
Para garantir uma abordagem adequada é importante um acompanhamento médico cuidadoso. Cada situação requer planejamento para tratamento e cuidados apropriados.
Se você quer saber mais sobre a demência, tratamentos e como prevenir o problema, agende uma teleconsulta com o médico neurologista do Dr Mais.
Leia também: