Como desenvolver inteligência emocional?
Se você tem dificuldade para dizer não; vive fugindo de conflitos; não consegue conversar com seu parceiro (a) sem brigar; não consegue concluir seus projetos por não encontrar motivação para as tarefas necessárias... Precisa ler esse texto!
Essas características, isoladas ou combinadas, indicam a necessidade de trabalhar sua inteligência emocional. É o que vai te dar a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar suas próprias emoções. E vai ajudar a se relacionar de maneira empática, melhorando sua vida social.
Para iniciar o desenvolvimento da inteligência emocional, o Dr Mais separou algumas estratégias:
1) Autoconsciência: Comece a prestar mais atenção às suas próprias emoções. Identifique seus sentimentos, se atente às situações que os desencadeiam e como eles afetam seu comportamento.
2) Empatia: Tente compreender as emoções e perspectivas dos outros. Pratique ouvir ativamente, demonstre interesse genuíno nas experiências dos outros e tente ver as situações sob diferentes pontos de vista. Não seja a pessoa que só fala de você.
3) Regulação emocional: Desenvolva habilidades para gerenciar suas emoções de maneira saudável. Isso envolve identificar estratégias eficazes para lidar com estresse, como a prática de exercícios físicos, técnicas de respiração profunda, meditação ou atividades que tragam prazer e relaxamento (filme, livros, músicas).
4) Autocontrole: Aprenda a controlar impulsos emocionais e reações impulsivas. Pratique a pausa antes de responder a uma lição emocionalmente carregada e escolha uma resposta mais ponderada e construtiva. Não ataque o ponto fraco do outro no momento da raiva.
5) Habilidades sociais: Aperfeiçoe suas habilidades de comunicação e construa relacionamentos saudáveis. Desenvolva a capacidade de expressar suas emoções de forma assertiva e respeitosa, resolvendo conflitos de maneira construtiva e buscando o entendimento mútuo.
6) Aprendizado contínuo: Leia livros, participe de cursos ou workshops e busque recursos sobre inteligência emocional. O conhecimento e a conscientização sobre o assunto podem ajudar a fortalecer suas habilidades.
7) Por último, e não menos importante, paciência consigo mesmo: o desenvolvimento da inteligência emocional é um processo contínuo que requer prática e autorreflexão.
É importante lembrar que, se os conflitos mencionados prejudicam de forma significativa sua vida, a recomendação é de busca por ajuda de um profissional. No Dr Mais temos teleconsulta com médico psiquiatra e sessões virtuais com psicólogo, tudo sem sair de casa e com agendamento rápido.