Entenda o que é disquesia do lactente!
A disquesia do lactente é uma condição caracterizada pela dificuldade do bebê em evacuar. Esse mal-estar é comum nas primeiras semanas de vida da criança e é possível notar sinais que indiquem dor, como gemidos e expressões faciais nos momentos em que ele tenta defecar.
Apesar de não ser uma patologia em si ou sinal de alguma doença, é um estado muito complicado para o recém-nascido, uma vez que interfere diretamente em sua qualidade de vida.
Quais são as causas da disquesia do lactente?
É comum que habilidades ligadas ao funcionamento do organismo ainda não estejam funcionando da forma mais adequada nos primeiros dias de vida, pois precisam de mais algum tempo para se desenvolver. O sistema digestivo pode ser uma das partes afetadas por isso, o que causa um assincronismo entre a capacidade de defecar e a vontade de fazê-lo.
Ou seja, por ainda não possuir uma capacidade neuromuscular bem desenvolvida, a criança não consegue coordenar a vontade de evacuar e o relaxamento necessário da musculatura pélvica para realizar a defecação.
É diferente do que acontece em casos de prisão de ventre, por exemplo, que têm como principais causas os tipos e quantidade de alimentos ingeridos pelo bebê, que podem causar fezes secas, duras e difíceis de evacuar.
Por isso, vale mencionar que as soluções utilizadas para tratar prisão de ventre, como o consumo de laxantes, não são recomendadas para resolver casos de disquesia do lactente.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também recomenda que não se utilize outros agentes, como supositórios, pois, apesar de existir a possibilidade de se alcançar bons resultados em um primeiro momento, há também o risco de a criança se acostumar a evacuar apenas com o uso do recurso.
Felizmente, o problema se resolverá sozinho após algum tempo, quando o bebê adquirir a maturidade neuromuscular. Para ajudá-lo, duas boas opções são:
-
Consolar a criança para estimular um estado mais relaxado;
-
Flexionar as pernas do bebê em direção ao ventre;
Vale reforçar a importância do acompanhamento pediátrico durante este período para oferecer o diagnóstico correto, orientar sobre as melhores medidas possíveis e auxiliar no planejamento alimentar (que, geralmente, atribui o leite materno como alimento exclusivo durante os 6 primeiros meses de vida).
Para mais dicas voltadas ao universo da saúde infantil e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este!