Baixa autoestima fragiliza sistema imunológico
Problemas de autoestima podem impactar diretamente o sistema imunológico, facilitando o desenvolvimento de doenças. É o que mostra um estudo realizado pelo Centro Internacional para Saúde e Sociedade de Londres, que analisou um grupo de pessoas entre 25 e 55 anos de idade.
A falta de autoaceitação, autoconfiança, autorespeito e autoconhecimento, desencadeia uma série de reações na saúde física e mental. O principal sintoma é a criação de hábitos de vida não saudáveis.
Os pesquisadores notaram que esse público investe menos em alimentação equilibrada, atividades físicas e até cuidados estéticos. Uma forma de depreciação pessoal que inicia um ciclo perigoso.
O grupo analisado demonstrou que, pessoas com autoestima baixa, desenvolveram ao longo dos anos maior número de doenças cardiovasculares, respiratórias e gastrointestinais. Até mesmo a expectativa de vida é alterada nesse contexto.
As causas da baixa autoestima são diversas e estão relacionadas à fragilidade emocional.
O acompanhamento psicológico e psiquiátrico, em casos mais severos, é fundamental para o equilíbrio que garante qualidade e até longevidade.
Leia também:
Síndrome de Burnout: 20% dos profissionais apresentam sintomas de esgotamento