Telemedicina: quando recorrer a uma consulta?

Conheça a realidade dos atendimentos à distância.

Publicado em 15/10/21
Telemedicina: quando recorrer a uma consulta?

Que a telemedicina chegou para ficar, revolucionar e otimizar os cuidados relacionados à nossa saúde, não temos dúvida. Através dela você consulta de onde estiver, de forma prática, rápida e segura! 

Lembramos que atendimento via telemedicina é medicina! E atualmente essa prática vem sendo inserida em hospitais, clínicas e consultórios. Ou seja, será cada vez mais comum você encontrar essa modalidade de atendimento nos tempos atuais e futuros também. Portanto, é importante saber que ela deve ser acionada em casos de:

  • Acompanhamento de rotina de doenças crônicas;

  • Triagem por médico ou enfermeiro quando um telefonema não é suficiente;

  • Motivos administrativos (renovação de receitas médicas, atestados,etc);

  • Serviços de aconselhamento psicológico;

  • Qualquer outra situação em que seja pior ir a um hospital/consultório.

 

Como mencionamos no conteúdo anterior, desde o início da pandemia, mais de 7 milhões de pessoas recorreram ao atendimento à distância. Firmando assim, cada vez mais a seriedade e segurança da telemedicina no Brasil. 

Em um cenário atual, mesmo com o avanço da vacinação, a telemedicina continua sendo muito usada pelos brasileiros. A segurança, o conforto e a comodidade são os fatores determinantes nesta escolha. 

O atendimento virtual aumenta a frequência das avaliações pela facilidade, prevenindo danos, além de inserir o paciente no protagonismo do seu tratamento, sendo totalmente responsável pelas suas escolhas de saúde.

A facilidade das telas e da Internet previne medidas drásticas como suicídios (teleconsultas psiquiátricas) e evitam hospitalizações contra indicadas aos pacientes imunodeprimidos, suscetíveis a infecções hospitalares.

“Desde o começo da pandemia eu passei a ter consultas online. A princípio eu estranhei por estar acostumada a ficar cara a cara com o psiquiatra, mas depois percebi que prefiro infinitamente ser atendida em casa. Não me preocupo mais com a locomoção até o consultório, me sinto à vontade durante as consultas que faço pelo celular e mais livre para abordar assuntos que talvez pessoalmente eu não abordaria.” - Paciente.

Pensando em um cenário paralelo, nem todas as pessoas ainda possuem a acessibilidade de manter uma rotina de cuidados com a saúde. Seja pela questão financeira ou por alguma limitação física, ou de logística. 

O propósito do Dr+ é justamente esse: tornar os atendimentos via telemedicina acessíveis e cuidar com amor. Uma plataforma que une segurança, experiência e praticidade. 

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FONTE: PEBMED

 

Tag: telemedicina, benefícios da telemedicina

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