Atraso menstrual: quando pode ser indício de gravidez?

Publicado em 18/04/24
Atraso menstrual: quando pode ser indício de gravidez?

O atraso menstrual é o principal sintoma da gravidez. Em caso positivo, ele pode, ou não, ser associado a outras reações como náuseas, vômitos, aumento das mamas, cansaço, vontade frequente de urinar, dentre outros.

 

Quanto tempo de atraso pode indicar gestação?

Um atraso de sete dias da data prevista da menstruação já é um indício de gravidez. Isso significa a partir de cinco ou seis semanas após o primeiro dia da última menstruação. Mulheres com ciclos irregulares podem ter variações neste prazo.

Em caso de suspeita, o ideal é consultar com um médico ginecologista para fazer os exames necessários. Somente o médico poderá repassar as orientações necessárias quando há confirmação da gravidez ou mesmo quando a hipótese é descartada.

 

Outras causas para atraso da menstruação

Apesar de a gravidez ser a principal causa de atraso menstrual, existem outros fatores que podem interferir no ciclo. Alguns deles: excesso de atividades físicas, dietas muito restritivas, estresse ou ansiedade, uso de pílulas de uso contínuo, alterações hormonais, pré menopausa, pós-parto, variações drásticas de peso, dentre outros.

Qualquer que seja a situação, é fundamental realizar um acompanhamento cuidadoso com médico ginecologista. No Dr Mais, é possível fazer uma consulta on-line com agendamento rápido e valores acessíveis.

 

Leia também:

Como saber se estou no período fértil?

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?