Como saber se estou no período fértil?

Publicado em 16/04/24
Como saber se estou no período fértil?

O ciclo menstrual é o processo hormonal feminino de preparo para reprodução. Sua duração é normalmente de 28 dias, mas pode variar de pessoa para pessoa considerando que cerca de 20% das mulheres possuem ciclos irregulares. Este período é dividido em três fases: folicular (antes da liberação do óvulo), ovulatória (liberação do óvulo) e lútea (depois da liberação do óvulo). O período fértil está dentro da fase ovulatória.

Vale ressaltar que as mudanças hormonais e físicas que ocorrem durante o ciclo são controladas pelo sistema endócrino, podem afetar humor, disposição e provocar incômodos físicos (como as cólicas). Compreender a complexidade de cada fase é importante para o monitoramento da saúde reprodutiva com identificação de possíveis irregularidades.

Quando ocorre o período fértil?

O período fértil é o período em que ocorre a ovulação. Nesta fase (ovulatória), aumentam as chances de gravidez, já que o óculo é liberado pelo ovário para a fecundação.

Em mulheres com ciclo regular, é possível calcular a data contando 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, depois acrescenta três dias antes e três dias depois desta data. Por exemplo: em um ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre entre o 10° e o 17° dia após o início da menstruação.

No período fértil existe a liberação de muco?

No início do período fértil ocorre aumento gradual de estrógeno e da produção de muco cervical, que aparenta mais espesso, pegajoso e esbranquiçado. No dia da ovulação, a vagina fica mais úmida e o muco cervical torna-se mais transparente e elástico (semelhante à clara de ovo).

A presença do muco é importante para aumentar a lubrificação e auxiliar no trajeto dos espermatozoides pelo canal vaginal, facilitando a fecundação. A observação deste muco pode indicar o período de fertilidade.

Outros sintomas do período fértil

Além da produção do muco cervical, a mulher também pode apresentar alguns outros sintomas no período fértil, como: aumento da temperatura corporal, aumento da libido, cólica no baixo-ventre, inchaço nas mamas, pele mais oleosa e surgimento de acnes.

Leia também:

Aprenda a calcular o IMC

Como ter uma noite de sono de qualidade

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?