Em que época é mais comum ficar gripado?

As Implicações do Clima Frio na Propagação da Gripe

Publicado em 28/03/24
Em que época é mais comum ficar gripado?

“O tempo esfriou, cuidado para não gripar”, “veste um agasalho para não pegar um resfriado”, “não fique no sereno para não adoecer” ... recomendam mães e avós brasileiras há anos e anos. São conclusões de uma sabedoria popular que não podem ser ignoradas. Mas, afinal, existe alguma relação entre o frio e a gripe?

A ciência já comprovou que o que provoca a gripe é o vírus. Em suas diversas variações. O clima, por si só, não causa qualquer virose. A ligação entre o frio e a gripe, no entanto, é real. Isso porque em períodos mais frios as pessoas costumam aglomerar em ambientes fechados (escritórios, carros, transporte público), com pouca circulação de ar, facilitando a transmissão dos vírus. E os mais comuns são os que provocam síndromes gripais.

Além disso, o frio pode afetar o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível. Em temperaturas mais baixas, o corpo precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna adequada, o que pode levar a um aumento do estresse fisiológico. Esse estresse impacta a função do sistema imunológico, tornando-o potencialmente menos eficaz na luta contra infecções.

A exposição ao frio extremo pode ainda reduzir a circulação sanguínea periférica, levando à diminuição da resposta imune nas áreas periféricas do corpo. Isso significa que as defesas imunológicas nas vias respiratórias e outras áreas do corpo podem ser comprometidas.

Por tudo isso – e muito mais – é importante, sim, ouvir as recomendações das mães e avós. E ficar atento entre os meses de abril e setembro, quando as temperaturas caem no Brasil e o número de casos de gripes aumentam. 

Para mais dúvidas sobre prevenção e tratamento adequado, agente uma consulta on-line com médico clínico geral ou infectologista do Dr Mais.

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?